Banritech

O Banritech é uma inciativa ampla que visa impulsionar o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é fortalecer e ampliar a inovação no Banrisul e no estado, fomentando ambientes e ações destinadas à promoção de pesquisa, capacitação, novas ideias e experimentação para identificar oportunidades em soluções inovadoras que possam qualificar processos, produtos e serviços.

É mais um movimento que aproxima o Banrisul da sua comunidade, cumprindo com o compromisso de participar ativamente no desenvolvimento social e econômico do Estado nos aproximando dos desafios e lançando soluções para as pessoas e empresas.

Acreditamos que estar nesse ecossistema é ser parceiro de diversas iniciativas de inovação e, por isso, o Banrisul também apoia e está próximo de projetos como o Instituto Caldeira, NAVI e o INOVARS, por exemplo.

 

As startups participantes têm acesso a benefícios como:

Informações e documentos úteis:

Vitrine das startups do Banritech:

Conheça as startups que participaram dos últimos ciclos do Programa de Aceleração Banritech.

Desafios Estratégicos do Banritech Fly:

Conheça os desafios estratégicos que impulsionam a inovação no Banritech Fly 2025. Eles foram pensados para conectar startups a oportunidades reais de transformação nos setores parceiros.

Consolidar, monitorar e atualizar continuamente as informações dos imóveis, unidades e ativos físicos do banco, promovendo eficiência operacional, conformidade regulatória e apoio às decisões estratégicas.

Contexto: Devido à grande capilaridade territorial do Banrisul, com mais de 500 agências distribuídas principalmente no Rio Grande do Sul — além de mais de 50 unidades administrativas — a gestão dos ativos físicos representa uma frente estratégica para garantir eficiência, conformidade e apoio à tomada de decisão. A multiplicidade de repositórios de dados sobre ativos e bens do banco, torna complexo o acesso a informações críticas como inventário de imóveis. A gestão atual de espaços e edificações possui dependência de processos não integralmente automatizados e de conhecimentos subjetivos da equipe, o que torna os fluxos operacionais menos eficientes e sujeitos a assimetrias informacionais. Isso impacta na
governança sobre temas como valuation de ativos, e prevenção de perdas jurídicas relacionadas à posse ou conservação dos imóveis.

Oportunidade: O Banrisul busca uma solução que centralize todas as informações de maneira flexível, possibilitando a automatização de rotinas, a garantia à conformidade e ofereça uma visão completa e atualizada dos ativos, apoiando decisões estratégicas e operacionais, promovendo uma gestão inteligente do ciclo de vida das edificações — da prospecção à desmobilização, incluindo o controle documental.

Espera-se que a solução permita:

  • Monitorar a conformidade com regramentos e legislações vigentes.
  • Reduzir custos operacionais e prevenção de riscos legais.
  • Gerir diferentes tipos de ativos físicos.
  • Integrar com sistemas legados.

Com base nas ferramentas existentes de gestão de projetos e processos, medir a performance de equipes e otimizar a alocação de recursos, valorizando as pessoas em qualquer modelo de trabalho.

Contexto: Com a existência de diferentes modelos de trabalho em instituições de grande porte, surgem desafios ligados ao acompanhamento da produtividade e à gestão do desempenho. A pluralidade de modelos de avaliação, áreas e entregas exigem cada vez mais soluções que aliem flexibilidade, objetividade e usabilidade, respeitando as dinâmicas de cada time e fortalecendo a atual cultura de resultados, reconhecimento e desenvolvimento contínuo. Embora já existam sistemas de gestão de pessoas, ferramentas de planejamento e rotinas operacionais estruturadas, ainda há espaço para integrar essas dimensões em uma solução que permita visualizar — de forma clara e unificada — o desempenho das equipes, especialmente em função da existência de diferentes formatos de entregas, feedbacks e acompanhamento de metas, o que pode gerar ruídos na comunicação, desalinhamento de expectativas e dificuldades na mensuração do valor gerado pelas pessoas.

Oportunidade: O Banrisul busca soluções que fortaleçam a cultura de performance de forma inclusiva, promovendo o equilíbrio entre metas e autonomia, transparência nos entregáveis e apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Espera-se que a solução permita:

  • Definir e acompanhar entregáveis de forma clara e objetiva.
  • Colaborar na construção de uma cultura de alta performance.
  • Permitir integração com ferramentas em uso como o M365 (Microsoft 365) e sistemas legados.
  • Incentivar e registrar feedbacks constantes.
  • Permitir a criação de planos individuais de performance.
  • Oferecer dashboards acessíveis para líderes e colaboradores, promovendo transparência e engajamento.

Estruturar inteligência de mercado usando dados públicos para gerar leads qualificados, oportunizando novos negócios e relacionamento, com apoio à tomada de decisão, personalização de ofertas e eficiência na prospecção de clientes.

Contexto: O grande volume de dados — sejam públicos, administrativos ou internos (ex: relacionados à folha de pagamento) — possuem um potencial significativo de gerar inteligência estratégica. Para tanto é necessário interpretar dados internos e externos de forma preditiva e gerar mais valor para diferentes áreas da organização, de forma ágil, segura e escalável. A centralização e qualificação dessas informações são vistas como elementos-chave para aprimorar as ações comerciais e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros estratégicos.

Oportunidade: O Banrisul busca soluções de inteligência de mercado capazes de integrar dados públicos e privados e automatizar a geração de leads qualificados para incremento de relacionamento com clientes e identificação de potenciais novos clientes e de parceiros (ex: correspondentes de negócios).

Espera-se que a solução permita:

  • Identificar novas oportunidades de negócios e públicos.
  • Identificar possibilidade de incremento de negócios.
  • Reduzir a carga operacional com curadoria e automação de dados.
  • Integrar dados públicos e privados.
  • Integrar com sistemas legados para cruzamento de dados.
  • Integrar permissões necessárias para o uso dos dados de acordo com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD).

Otimizar e automatizar a experiência de gestão financeira das PME’s, oferecendo soluções personalizadas para os clientes.

Contexto: A diversidade de necessidades dos clientes PJ estimulam a busca por soluções simples e tecnológicas, de modo que seja possível não só gerir seus negócios de modo otimizado, mas também buscar soluções financeiras que facilitem e potencializem essa gestão no dia a dia. A unificação e centralização do acesso para a gestão dos produtos financeiros elimina a dependência de múltiplos canais e processos manuais em jornadas independentes, tornando a experiência mais fluida, eficiente e alinhada às expectativas desse público.

Oportunidade: O Banrisul busca soluções que centralizem a gestão financeira, o controle de contas, o acesso a serviços e o relacionamento com o banco, oferecendo uma visualização clara e organizada das informações da conta PJ, com dados atualizados em tempo real. É importante que a solução esteja adaptada aos diferentes perfis de clientes e ofereça capacidade de personalização conforme o porte e o setor da empresa.

Espera-se que a solução permita:

  • Proporcionar uma experiência fluida e acessível ao cliente PJ.
  • Identificar insights baseados em dados para apoio à tomada de decisão.
  • Aumentar o engajamento e a satisfação dos clientes PJ no uso dos canais digitais.
  • Integração via Open Finance para gestão de múltiplas contas.

Consolidar a visão dos produtos e serviços contratados através de um programa de benefícios que fortaleça o vínculo com o cliente.

Contexto: O Banrisul, ao atuar com um portfólio diversificado de produtos — consórcios, crédito, seguros, investimentos, cartões, adquirência — e ao contar com diferentes unidades e subsidiárias, mantém a sua operação com vastos sistemas em diversos formatos, sejam eles próprios ou adquiridos. Avançar na integração dos dados e informações gerados por esses diversos sistemas de forma inteligente é um desejo, para que assim seja possível ofertar benefícios que instiguem o cliente em ter o Banco na principalidade do seu relacionamento com o sistema financeiro para o consumo de produtos e serviços. Diante desse cenário, programas de fidelidade baseados em dados reais de comportamento ganham protagonismo como
estratégia de retenção e diferenciação no mercado.

Oportunidade: O Banrisul busca soluções para implementar um programa de benefícios que concentra-se em proporcionar uma visão de consumo integrada e a proposição de ofertas personalizadas, promovendo maior percepção de valor para o cliente. 

Espera-se que a solução permita:

  • Visualizar de forma consolidada a adesão a produtos e benefícios para PF e PJ.
  • Permitir interoperabilidade entre os sistemas internos do banco e as plataformas utilizadas por suas subsidiárias. 
  • Integrar as informações para ofertar benefícios que estimulem o consumo de produtos do banco.
  • Estimular à fidelização e a contratação de novos produtos.
  • Acessar produtos e serviços ofertados por parceiros externos em condições diferenciadas.
  • Integração com sistemas legados.

Tokenizar ativos usados como garantia em operações de crédito, com liquidação automática via smart contracs.

Contexto: A concessão de crédito tradicional envolve processos burocráticos e morosos para registro, avaliação e execução de garantias. Isso gera custos operacionais elevados, riscos jurídicos e limita o acesso ao crédito, especialmente para pequenas empresas e produtores rurais.

Oportunidade: O Banrisul busca soluções inovadoras que permitam a tokenização de ativos utilizados como garantia em operações de crédito, com execução automatizada por meio de contratos inteligentes.

Espera-se que a solução permita:

  • Representar ativos reais em tokens digitais com lastro e rastreabilidade.
  • Registrar e executar garantias de forma automática em caso de inadimplência.
  • Reduzir custos operacionais e riscos jurídicos nas operações de crédito.
  • Aumentar a segurança e a transparência para clientes e instituições.
  • Integrar-se ao ecossistema bancário e as plataformas de registro distribuído (DLT).
  • Estar em conformidade com normas do Banco Central, CVM e demais órgãos reguladores.
  • Ser aplicável a diferentes segmentos, como agronegócios, crédito consignado, financiamento de veículos e capital de giro.

Como é realizada a inscrição?

Oferecer programas de aceleração e desenvolvimento de negócios gratuitos e abertos para startups, como forma de apoiar o empreendedorismo inovador, promovendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul e Brasil.

O programa está direcionado a empresas de diferentes localidades nacionais, que tenham propostas inovadoras em produtos ou serviços, com potencial de escala.

As startups serão avaliadas por um comitê técnico composto por profissionais das instituições envolvidas no programa, denominadas “organizadores”. As startups com melhor avaliação nos critérios estabelecidos em edital serão selecionadas para participar do programa de aceleração.

Partindo da premissa de que os empreendedores são os protagonistas do desenvolvimento do negócio, as atividades do programa de aceleração estarão voltadas à potencialização das competências dos empreendedores, e ao acompanhamento de indicadores com a finalidade de oferecer o suporte necessário para que as startups em aceleração ampliem sua atuação no mercado.

A primeira etapa do processo de aceleração é a aplicação de um diagnóstico para avaliar o nível de maturidade da startup, a fim de traçar um plano individualizado para a sua aceleração, baseado nas necessidades de desenvolvimento.

A cada startup será concedido ao menos um advisor: especialista do Banrisul e empresas coligadas que acompanharão o desenvolvimento de cada startup oferecendo insights e conexão com as diferentes áreas do banco.

Após diagnóstico inicial, cada startup construirá, em parceria com um advisor e os organizadores do programa, um plano de desenvolvimento baseado em fraquezas identificadas, direcionamentos estratégicos e principais indicadores que deverão ser monitorados durante o período de aceleração.

As reuniões de acompanhamento ocorrerão de maneira virtual e/ou presencial. Nessas reuniões serão avaliados o plano de trabalho, os indicadores de desenvolvimento e as principais tarefas realizadas no período anterior, assim como serão traçadas novas metas até o próximo encontro. O objetivo é que os empreendedores possam validar suas ideias, soluções e modelos de negócio, interagindo intensivamente com o mercado e preparando-se para crescer e escalar.

O Programa é direcionado às Startups que atendam aos seguintes requisitos:

  1. possuam propostas inovadoras em fase de operação, tração ou escala, com validação interna e/ou de mercado;
  2. estejam formalmente constituídas de acordo com a Legislação Aplicável (sobretudo, possuindo CNPJ ativo); e
  3. estejam enquadradas no conceito de “Startup” conforme definido pelo art. 4o do Marco Legal das Startups.

É vedada a participação de Startups que contem com a participação colaboradores do Banrisul ou de suas respectivas Afiliadas, Partes Relacionadas, cônjuges, companheiros e, também, de Parentes de colaboradores do Banrisul ou de suas Afiliadas, conforme declaração que deverá ser submetida no ato da inscrição no respectivo Programa de Aceleração, também observando-se as demais condições especificadas em Edital.

Caso ocorra a participação de um mesmo Participante em mais de uma Startup, apenas uma delas poderá participar do Programa Banritech Fly e, neste caso, a Comissão de Seleção poderá escolher a que melhor se encaixa no programa a seu exclusivo critério.

Sim. No momento da inscrição, a Startup poderá escolher até dois desafios aos quais deseja submeter sua proposta de solução. No entanto, a Startup será selecionada para apenas um dos desafios, conforme avaliação de aderência ao Programa.

As Startups serão avaliadas pelos critérios estabelecidos em Edital.

A relação das Startups selecionadas será divulgada no website (www.banrisul.com.br/banritech) e todos os Participantes serão notificados sobre o resultado da seleção pelo e-mail informado no momento da inscrição.

O Programa será gratuito às Startups participantes (equity free).

Quaisquer infrações às condições de participação dispostas neste Regulamento e no Edital acarretam a imediata exclusão do(s) Participante(s), Startup(s), Pessoa(s) e/ou equipe(s) do Programa em que está(ão) inscrito(s).

Como funciona o programa?

O cronograma estimado do Programa é o seguinte:

  • Divulgação do Edital: 28/07/2025
  • Etapa de Inscrição: de 28/07/2025 a 17/08/2025
  • Etapa de Pré-Seleção: de 25/08/2025 a 01/09/2025
  • Etapa de Pitch e Seleção: de 08/09/2025 a 12/09/2025
  • Etapa de Recursos e Contrarrazões: de 15/09/2025 a 19/09/2025
  • Reunião de Onboarding: 24/09/2025
  • Evento de Abertura: 25/09/2025
  • Ciclo de Aceleração: de 29/09/2025 a 05/12/2025
  • Banritech Pitch Day: 10/12/2025

Sim. O Programa contará com a participação de especialistas de mercado, do Tecnopuc e do Banrisul para realização de atividades de consultorias coletivas e individuais, diagnóstico da Startup e mentorias. Além disso, contará com eventos de discussão e conexões com outros atores relevantes do ecossistema de inovação local, regional e nacional.

É necessário que, no mínimo, um representante da Startup esteja presente nos encontros.

Sim. Os Participantes terão acesso aos ambientes de inovação, como o Espaço Banritech, no centro histórico de Porto Alegre, e o Ecossistema do Tecnopuc. O acesso estará sujeito a agendamento prévio por e-mail, em conformidade com as políticas institucionais de uso dos espaços, que estão disponíveis em Edital.

A Startup ou Participante poderá, a qualquer tempo, solicitar a sua saída do Programa. Neste caso, a comunicação de saída deve ser formalizada por e-mail (aceleracao@banrisul.com.br). A resposta à comunicação de saída será a confirmação de atendimento à solicitação de desligamento por parte dos Organizadores.

O presente Edital e/ou o Regulamento não outorgam qualquer direito sobre propriedade intelectual relacionado às atividades individualmente desenvolvidas pelas Startups e Empreendedores, devendo o eventual uso de propriedade intelectual ocorrer de maneira que a detentora dos direitos dessa natureza seja reconhecida sempre como sua única proprietária e titular. Assim, os participantes do Edital obrigam-se a zelar pelo bom uso das marcas e serviços e/ou produtos fornecidos pelas Startups e Empreendedores, bem como comprometem-se a informar eventuais casos de uso inadequado ou não autorizado ou de violação das marcas ou outro direito de propriedade intelectual das Startups e Empreendedores a que venham a ter conhecimento.

Na avaliação realizada durante o Pitch Day, serão selecionadas as 03 (três) Startups destaque do Programa Banritech Fly que receberão uma premiação final, que corresponderá a subsídio (dos Organizadores) para participação em evento de referência do segmento de empreendedorismo e inovação, da seguinte forma:

  1. a Startup destacada em 1o (primeiro) lugar será premiada com viagem para evento internacional de referência, como SXSW nos Estados Unidos, MWC (Barcelona, Espanha),  conforme datas que sejam designadas, ou evento equivalente; e
  2. as Startups destacadas em 2o (segundo) lugar e 3o (terceiro) lugar serão premiadas com viagem para evento nacional como WebSummit (Rio de Janeiro, Brasil), conforme datas que sejam designadas, ou evento equivalente.

Todas as notificações, avisos ou comunicações deverão ser feitas nas condições previstas por Regulamento, por escrito e com comprovante de recebimento. Eventuais esclarecimentos a respeito do Edital poderão, ainda, ser obtidos através de correspondência endereçada ao e-mail (aceleracao@banrisul.com.br).

Receba todas as novidades do Banritech.